terça-feira, 13 de novembro de 2012

Modelo de Plano de Curso a Distância


MODELO


Plano de Ensino de Curso a Distância 
DISCIPLINA: Historia das Ideias Políticas no Brasil
DEPARTAMENTO: Direito
UNIDADE: Centro de Educação a Distância-CEAD
PROFESSOR (A): 
Período
C/Horária do Módulo
C/Horária Total
Semestre/Ano letivo
05/11/12 a 30/11/12

Teórica
Prática

36

2/2012
36
-


EMENTA:
Origens européias – matrizes portuguesas; antecedentes; o rei no Brasil; a Independência; influxos doutrinários; figuras; Constituição de 1824, problemática política do período, partidos, debates, rebeliões, critica e bases do pensamento social, a republica: antecedentes e condições – fundamentos doutrinários: constituição de 1981, de 1930 a 1945, a redemocratização e a constituição de 1946, regime dos atos institucionais, constituição de 1967 e sua emenda I de 1969 – AI-5; a nova republica e a Constituição de 1988; plebiscito – Revisão e emendas constitucionais.
   
 

OBJETIVOS:

Objetivos Gerais:
Fornecer ao estudante do Curso de Direito, conhecimentos alusivos a Historia das Ideias Políticas no Brasil.

Objetivos Específicos:

Ø  Conhecer as origens das ideias políticas no Brasil;
Ø  Identificar fatores relevantes alusivos as Constituições existentes no Brasil;
Ø  Estabelecer relação entre os fatores políticos, doutrinários;
Ø  Identificar e analisar emendas constitucionais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Ø  Introdução a História das Ideias Políticas no Brasil – seus antecedentes
Ø  A Independência do Brasil – fatores históricos importantes
Ø  A Constituição de 1824 – problemática política, rebeliões, criticas e bases do pensamento social;
Ø  A Republica – antecedentes e condições
Ø  Constituições Brasileiras de 1891, 1934, 1937,1946,1967
Ø  A Emenda numero 1 de 1969  a Constituição de 1967
Ø  A Nova Republica – fim da ditadura militar;
Ø  Constituição Federal de 1988- aspectos gerais
Ø  Plebiscito, Revisão e emendas constitucionais.


METODOLOGIA

Através de problematização, com estudos de textos expositivos, discussões em grupo nas salas de bate papo. A disciplina dar-se-á de forma dialógica, com atividades a distância, na sala de aula virtual.
Para construção do conhecimento o cursista deve atuar no Ambiente Virtual de Aprendizagem - “Virtualmontes”, no qual terá momentos de ação/reflexão/ação. Assim, todos os partícipes da sala virtual terão atuação intensiva com interação entre cursista/professor, cursista/tutor, tutor/cursista, tutor/tutor, professor/tutor, etc.

Todas as atividades propostas no caderno didático deverão ser elaboradas, o fórum de discussão das atividades ficará aberto durante todo o estudo.

 As atividades incluirão:

- Leitura de textos disponibilizados.
- Participação nos Fóruns de discussão.
- Envio de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Recursos didáticos
  • Caderno Didático – Módulo 1
  • Computador conectado a Internet
AVALIAÇÃO

 Aspecto a ser avaliado:
  • ·         Domínio do conteúdo abordado na disciplina.
  • Instrumentos de avaliação:
  • ·         Atividade da Unidade 1 do Caderno Didático.
  • ·         Atividade da Unidade 2 do Caderno Didático.
  • ·         Participação nos fóruns.
BIBLIOGRAFIA:
Amaral Gurgel, Jose Alfredo, Segurança e Democracia, 2 ed, rio de Janeiro, Jose Olympio 1976
Baracho, Jose Alfredo de Oliveira, teoria Geral do Federalismo, Belo Horizonte. Fumarc/UFMG
Bonavides, Paulo. Do Estado Liberal do Estado Social, 7 ed. São Paulo, Malheiros Editores, 2001
Bonavides, Paulo e Amaral Vieira, R A, Textos Políticos Históricos no Brasil, Fortaleza. Imprensa Universitária da UFC, s.d
Calmon, Pedro. A historia do Brasil. Rio de Janeiro, Livraria Jose Olympia, 1959
Correa, Oscar Dias. A defesa do estudo de direito e emergências constitucionais, Rio de janeiro, Forense.1980
Franca, R. Limongi. Direito Intertemporal brasileiro, São Paulo, Ed, RT, 1968
Horta, Raul Machado. Regime Político e Doutrina, formas de governo, RF 176
Silva, Jose Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, Malheiros Editores, 2004.
Saldanha, Nelson. Historia das ideias políticas no Brasil, Brasília, Senado federal, Conselho Editorial, 2001

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